quarta-feira, 20 de março de 2013

Diálogo inter-religioso na modernidade


A partir de uma nova constelação mundial na qual temos um mundo transcultural e multireligioso o diálogo ecumênico terá um novo peso. O entendimento religioso é o caminho para o entendimento político. 
São imperativos ecumênicos: o diálogo inter-religioso com todos os grupos e o diálogo inter-religioso em todos os níveis. Em quase todos os países existem minorias religiosas. Faz necessário maior proximidade entre as religiões.
É necessário conhecimento das outras religiões; visões dos problemas políticos que busquem a paz; visão das personas para além de seu valor econômico; e aprofundamento do conhecimento histórico, ético e religioso.
As igrejas precisam reagir aos novos desafios espirituais e religiosos próximo as bases e de forma pluralista; não dogmática; o ensino religioso deve transmitir conhecimento inter-religioso.
Um diálogo inter-religioso em todos os níveis e em todas as formas é necessário visando a reconciliação. Esse diálogo se dá apenas em conferências mundiais oficiais mas também nas comunidades locais e regionais. A Ética mundial das nações é fundamental para coexistência humana. A paz se dá com diálogo religioso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário